terça-feira, 17 de agosto de 2010

Veículos Todo Terreno ou "Off Road"!

Kübelwagen - 1937 by F. Porsche.
Com intuito de tornar ágil e confiável a locomoção fora de estrada, os alemães desenvolveram o chamado Kübelwagen, baseado na plataforma do nosso Fusca, com tração traseira 4x2. Apesar de não possuir tração nas rodas dianteiras apresentou um ótimo desempenho e portanto os alemães pararam naquele momento por aí. Em seguida os norte-americanos aperfeiçoaram a idéia a pedido dos militares montando um protótipo para "General Purposes", apelidado de G.P..Pela pronúncia em inglês, surgiu o nome Jeep(GP) que mais tarde foi batizado de CJ´s para uso civil (Civilian Jeep).


Logo após a II guerra, muitos ingleses utilizavam o Jeep no dia a dia e Maurice Wilks preocupado com falta de peças sobressalentes e com a dependência norte-americana, resolveu criar um novo modelo; isso em 1946/47.Já em abril de 1948 surgia o Land rover. Tendo em vista a falta de aço do pós guerra optou-se pelo alumínio para carroceria, característica que ainda hoje sobrevive.

O primeiro modelo, chamado Land Rover series I, foi produzido com o objetivo claro de "cavalo de força" e "gerador" para trabalhos rurais.O conforto na direção e o acabamento interno foram deixados de lado, optando-se pela robustez, durabilidade, praticidade e simplicidade de manutenção.A partida do motor poderia ser manual com uma alavanca para dar a partida.

As principais características que ainda hoje se mantém são a posição de dirigir(toda para esquerda nos volantes à esquerda e toda para direita nos volantes à direita). Com isso o motorista é capaz de dirigir com a cabeça para fora do Land Rover, tendo uma visão direta de fora do veículo. Outra característica que foi mantida é a relação das marchas do câmbio, caixa de transferência e diferenciais.Apesar de não serem exatamente as mesmas ao longo dos anos, são todas bem reduzidas. Resumindo, está mais para um "trator" que para um carro ou pick up.

E claro, não poderia deixar de comentar o design que pouco mudou ao longo destes mais de 60 anos de história.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário