quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cuidados básicos no dia a dia.

Existem várias revisões que devem ser feitas nos veículos Land Rover com datas programadas relativas ao uso (severo ou não) assim como relacionadas a kilometragem e ao tempo. Com as manutenções preventivas, o cuidado diário e principalmente com a correta condução do seu Land Rover, podemos afirmar ao longo da história, que irá durar muito. Na verdade até mesmo gerações.

Para começar este assunto vamos nos deter aos cuidados básicos e do cotidiano, tendo em vista que estes serviços são simples e influenciam na confiabilidade do Land Rover e principalmente na sua longevidade.

Lembrando apenas que para veículos novos a primeira revisão é com 1500 Km, e é uma das mais importantes para garantir que seu veículo dure o que se espera de um Land Rover bem cuidado.

Infelizmente na minha opinião os primeiros veículos que foram montados no Brasil em São Bernardo do Campo, SP (1998/99 - 2005/06) não apresentam o controle de qualidade dos veículos importados da Inglaterra; as revisões não foram feitas por mecânicos com experiência de longos anos, tradição da marca.

Não é uma crítica ao serviço, apenas uma constatação de algo inevitável; por outro lado trouxe para o Brasil muitos Defender´s que estão rodando por aí.

1. Olhar embaixo do Land Rover na garagem (antes de sair a primeira vez no dia) se existem manchas de óleo. Este cuidado previne a falta de lubrificantes em todos os lugares que necessitam, assim como dos mecanismos hidráulicos como a direção e o freio.

Existe uma frase sobre as Defender´s mais ou menos assim: "Land Rover não pinga óleo, marca território". Com isso já dá para saber que pingar óleo é normal com o tempo, embora deva ser reparado.
Cada lugar no chão que estiver com mancha de óleo, dá para ter uma idéia aproximada do local do vazamento, assim como pela cor do óleo.
No lado do motorista à frente entre o pneu e o motor está a caixa de direção hidráulica. Um vazamento de qualquer componente relacionado irá aparecer nesta região uma mancha de óleo vermelho bem fluido.
Um vazamento de óleo do cárter do motor será bem escuro e espesso bem embaixo do motor. Um pouco para a direita pode ser do filtro do óleo ou do sensor do óleo do cárter, que é comum com o tempo.
Bem no meio podemos encontrar vazamentos do câmbio e da caixa de transferência com uma cor mais para "castor" se o óleo não for muuuito velho.

Entre as rodas, quase no meio de cada eixo, temos os óleos dos diferenciais que podem vazar pelas juntas ou pelo orifício de drenagem, que é facilmente detectado.





Qualquer vazamento próximo aos pneus, deve ser observado o fluido do freio que normalmente é parecido com o da direção na inspeção visual, mas de cor verde/azulado.

É normal com o desgaste das pastilhas pelo uso, diminuir o nível do fluido do reservatório do freio (marca entre mín. e máx.). Antes de preencher verificar se há vazamentos e o estado das pastilhas. Para ver as pastilhas é só olhar diretamente na pinça do freio. Menor que 3 mm é melhor trocar; lembrando que deve ser trocado o conjunto sempre (dianteiro e ou traseiro).
Vazamentos do radiador vão deixar marcas de água "vermelha" nas proximidades embaixo do radiador ou nas peças próximas do motor.
A bomba de diesel, assim como os bicos injetores podem vazar diesel com o tempo (vibração, falta de manutenção e desgaste normal). O cheiro e característica do diesel é fácil constatar em uma inspeção rápida, desde que nos lembremos que pode vazar!
Temos que ficar atentos que muitas vezes os vazamentos não deixam vestígios...Um vazamento da junta da bomba dágua ocorre normalmente com o motor quente e a água evapora não deixando marcas; óleo do motor sendo queimado diminui o nível sem marcas no chão; outros pequenos vazamentos podem ocorrer com o óleo quente apenas, o que o deixa menos viscoso, não deixando pistas na garagem. Aí vamos para o segundo item:

2. Verificar os níveis de todos os reservatórios e marcadores de óleo.

De preferência e por segurança sempre com o motor frio. Se precisar ver o nível do óleo com o motor quente esperar no mínimo 5 minutos para o óleo descer um pouco mais; neste caso só acrescentar se estiver abaixo do mínimo e não puder realizar a troca de todo o óleo neste momento. No caso da manutenção preventiva, com o carro frio, sempre observe o nível que foi colocado na última troca. Qualquer "baixa" do óleo sem vazamentos aparentes acima de 0,5 L (na metade do marcador máx. /Mín.) deve ser diagnosticado o problema para com bom senso tomar a decisão correta preventiva ou se necessária corretiva. Depois entraremos em detalhes em quais óleos utilizar, trocas, etc, mas regra geral para os 300 TDI e os HSD 2.5 utiliza-se o 15W 40.
O próximo passo é a verificação do nível da água no seu reservatório.

 Respeitar as marcações sempre de mínimo e máximo. Se estiver com frequência diminuindo o nível, determinar rapidamente o problema pois sem água para refrigerar o motor, as consequências são graves. A bomba dágua costuma dar problema cedo.

A direção hidráulica possui no seu reservatório do fluido, duas marcas em uma haste presa na tampa; uma abaixo e uma acima. O nível deve estar no limite de cima da marca superior com o Land Rover frio e no limite de cima da marca inferior com ele quente.
O fluido do freio deve estar entre o mínimo e o máximo atentando para o que já foi dito anteriormente.

3.  Pneus.

Verificar sempre a pressão dos pneus com eles frios. Nunca diminuir a pressão se os pneus estiverem quentes ou em um dia muito quente. Verificar nas medidas se algum pneu está com pressão muito abaixo dos demais, o que pode indicar um vazamento (pode ser do bico, furos, rodas tortas, etc). Olhar se existe desgastes desiguais ao longo de cada pneu, que pode indicar desbalanceamento, desalinhamento, molas cansadas ou amortecedores sem função mínima adequada. Já pensou se estiver rodando com o bloqueio do diferencial central acionado? Se não quebrar nada nos eixos, seus pneus vão desgastar mais nas laterais!!!Espero que não tenham o problema da foto...


4. Bateria.

Pelo histórico repetido de fuga de energia da bateria pela facilidade de oxidação dos cabos e fios da Land Rover, instalar um voltímetro no veículo é importante; ou no mínimo comprar um de mão (multímetro é mais comum) e testar pelo menos uma vez por semana (principalmente se o Land ficar parado mais de 3 dias); se a voltagem estiver de +-12,3 Volts com o veículo desligado, OK; e entre +-13,6 e 14,2 (depende muito da precisão do medidor e do aferidor!!!heheheh) com o Land Rover ligado e alternador funcionando, OK! Variação nesta medida ou muito abaixo ou muito acima podem indicar problemas no alternador ou regulador de voltagem. Bateria com menos de 12 Volts precisa de carga ou ser trocada.

Depois continuamos...

5 comentários:

  1. Carlão,

    Parabéns pelo blog!
    Você, como poucos, sabe dos cuidados que dedicamos aos nossos "brinquedos"!

    []'s
    Alfonse

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  2. Poxa que bacana a tua dedicação com Defender, eu que estou a procura de uma 110 há tempo, lendo bastante no site 4x4, notei muitas intervenções do sr., sempre ajudando, sempre elucidando; foi do site que vi seu perfil e achei o link do Blog. Nunca tive 4x4, mas procuro uma 110 entre 2003/05, e ao mesmo tempo vou lendo para me inteirar, pois em minha cidade, interior de SP, não há um mecânico ou trilheiro que eu possa me orientar na escolha e cuidados na compra. Porisso eu parabenizo pelo seu blog é uma mão na roda.
    Fernando, Bariri,SP.
    fchain no site 4x4brasil

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  3. Carlão boa noite!!! vi um poste seu sobre adptação do cilindro do mb608 na land defender !!!
    voce teria fotos da bomba já com o flange?? eo eixo aumentou quantos centimetros???
    obrigado!!

    Luiz Bonaparte
    Maceio-Alagoas-Brazil
    lulabonaparte@gmail.com
    (82)96529990

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  4. carlão so enviei para o blog porque não sei seu e-mail ok!!

    estou em maceio se precisar de qualquer coisa é só falar.!!!

    lulabonapart@gmail.com

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  5. Achei sou blog nota 10!!

    land rover é um vicio saudavel espero um dia chegar ser um especialista como voce!!

    parabens!!!

    luiz bonaparte

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