Kübelwagen - 1937 by F. Porsche. |
Logo após a II guerra, muitos ingleses utilizavam o Jeep no dia a dia e Maurice Wilks preocupado com falta de peças sobressalentes e com a dependência norte-americana, resolveu criar um novo modelo; isso em 1946/47.Já em abril de 1948 surgia o Land rover. Tendo em vista a falta de aço do pós guerra optou-se pelo alumínio para carroceria, característica que ainda hoje sobrevive.
O primeiro modelo, chamado Land Rover series I, foi produzido com o objetivo claro de "cavalo de força" e "gerador" para trabalhos rurais.O conforto na direção e o acabamento interno foram deixados de lado, optando-se pela robustez, durabilidade, praticidade e simplicidade de manutenção.A partida do motor poderia ser manual com uma alavanca para dar a partida.
As principais características que ainda hoje se mantém são a posição de dirigir(toda para esquerda nos volantes à esquerda e toda para direita nos volantes à direita). Com isso o motorista é capaz de dirigir com a cabeça para fora do Land Rover, tendo uma visão direta de fora do veículo. Outra característica que foi mantida é a relação das marchas do câmbio, caixa de transferência e diferenciais.Apesar de não serem exatamente as mesmas ao longo dos anos, são todas bem reduzidas. Resumindo, está mais para um "trator" que para um carro ou pick up.
E claro, não poderia deixar de comentar o design que pouco mudou ao longo destes mais de 60 anos de história.
Um abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário